O sisal é uma fibra natural extraída da planta Agave sislana, originária do México. Os tapetes feitos a partir desta fibra são muito versáteis e apresentam qualidades ecologicamente corretas, já que são feitas a partir de recursos naturais renováveis e biodegradáveis. Além disso, quando descartadas na natureza, as fibras do sisal transformam-se em fertilizante natural.
Apesar de sua origem mexicana, o maior polo produtor de sisal está localizado no Brasil, região Nordeste, mais precisamente nos estados da Paraíba e da Bahia.
Quando escolher o tapete de sisal
Quando se fala em decoração, os tapetes de sisal têm um importante papel nos ambientes internos, já que não produzem eletricidade estática. O sisal é um material altamente versátil, e pode atender e pode ser o ideal caso você precise de um material com excelente custo-benefício.
Este tipo de tapete compõe muito bem ambientes em diversos estilos, desde os mais discretos e funcionais até os mais modernos e coloridos. Podem inclusive ser usados em escadas.
Manutenção
A fibra natural de sisal é resistente, porém não é lavável. Para a limpeza, sempre que necessário, utilize somente aspirador. A limpeza e manutenção corretas requerem aspiração mesmo que o pó não seja visível.